Administração do Tempo
Briefing
Nós não nos conhecemos suficientemente e não conhecemos o tempo suficientemente. Nós nos sobrecarregamos e nos deixamos sobrecarregar. Precisamos distinguir o Urgente do Importante, pois trabalhar no que é importante, significa agir com planejamento, priorização e delegação, antecipando-se, aprofundando relacionamentos e identificando novas oportunidades. Administrar mal o tempo impede ou retarda o desenvolvimento da carreira, dificulta as promoções e gera o sentimento de impotência e de incapacidade. Neste Treinamento você vai consolidar o conceito de que Administrar o tempo está relacionado à capacidade de fazer o “sim” e ter coragem para dizer o “não”, como forma de aprimorar o desempenho profissional com qualidade de vida.
O que é administração ou gestão do tempo? Gerenciamento ou administrando o tempo é conseguir ter controle sobre a sua rotina. Basicamente, isso significa organizar as tarefas a fim de aumentar seu rendimento ao longo do dia, da semana, ou mesmo do mês, a partir de uma divisão mais precisa do que deve ser feito. Com estratégia, planejamento e planos de ação de curto, médio e longo prazos você terá em suas mãos grandes resultados.
Objetivos
Proporcionar reflexões sobre a Gestão do Tempo, pessoal e profissional, indicando caminhos possíveis para conduzir a vida com mais produtividade, qualidade e sem estresse de forma a atingir os melhores resultados e contribuir para que se revise a percepção da nossa cultura sobre a importância do tempo e facilitar novas práticas do seu uso eficaz para a produtividade individual, organizacional e com qualidade.
O curso será intensamente dialogado e os participantes farão um exercício individual prático de elaboração de um quadro de tempo e a técnica Mind Mapping.
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Refletir junto aos participantes sobre o significado do tempo e como suas dimensões são percebidas, na vida pessoal e profissional, com diagnóstico de uso do tempo para identificar as oportunidades de melhoria pela utilização de teste prático.
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Analisar como estruturamos o uso do tempo e a forma como as prioridades são estabelecidas no tempo: (Urgente, Não Urgente e Importante, Urgente e Não Importante, Não Urgente e Não Importante)
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Discutir o impacto que o mau uso do tempo acarreta nossa vida pessoal e profissional, gerando frustração, estresse, baixo desempenho e distanciamento de nossos objetivos.
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Apresentar e discutir os princípios da administração do tempo: objetivos, planejamento, priorização e controle e o uso do ciclo PDCA.
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Realizar trabalho prático para descobrir quais são os “nossos desperdiçadores do tempo” tanto interno quanto externo, gerando estudo de causas e propondo ações para reduzir ou eliminá-los.
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Analisar as influências da síndrome da urgência sabendo distinguir o “importante do urgente”, através da matriz do gerenciamento do tempo e nossa tendência à procrastinação.
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Fornecer amplas dicas de economizadores de tempo, destacando a importância de empregarmos o tempo no que agrega valor ao negócio e à nossa vida pessoal.
Metodologia
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Aula expositiva do conteúdo teórico e prático e sua aplicabilidade no dia-a-dia usando a Andragogia, PNL-Programação Neurolingüística, Construtivismo, Análise Transacional e Psicologia Organizacional e Sistêmica com apresentação em multimídia, exposições teóricas sempre acompanhadas de debates e exposição participativa de conceitos, exercícios contextualizados, estudos de cases com participação efetiva do grupo, realização de vários exercícios e discussão visando ao aprimoramento dos participantes na sua habilidade de liderar.
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Exercícios e testes práticos auxiliarão os participantes na identificação de estilos de liderança.
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Dinâmicas de Grupo e Vivências transformadoras para promover a internalização dos conceitos adquiridos e colocar em prática.
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Discussão sobre o papel do Líder na construção do clima motivado, essencial ao desenvolvimento do espírito de equipe.
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Apresentação de vídeo instrucional será utilizada para apoiar a importância da administração do tempo nas nossas rotinas.
Público Alvo
Todos os colaboradores (as) de todos os níveis.
Material
1- Apresentação em PPT
2- Apostila
3- Dinâmicas de Grupo, Exercícios, Testes e VIVÊNCIAS
4- Certificados
5- Lista de Presença
6- Formulário de Avaliação de Reação
7- Jornal Mural para Divulgação
8- Enviar Artigos - Enviar semanalmente Artigos relacionados ao tema nas próximas semanas
R e c u r s o s
• Datashow
• Sala de Treinamento disposta em “U”
• Caixas acústicas ou aparelho de som
• Flip-Chart
L o c a l: Sala de Treinamento
D a t a: De acordo com a necessidade do Cliente
P e r í o d o: De acordo com a necessidade do Cliente
T e m p o: Aproximadamente 04h00 a 06h00 ou de acordo com a necessidade do Cliente
Duração
de 4 à 6 horas
Material de Apoio
Sim
Aplicação de Testes
Sim
In Company
Sim