Liderança
Briefing
Você se considera um Líder?
Como seus liderados o vêem?
Não basta apenas o conhecimento técnico e teórico, é preciso desenvolver a competência em liderar. E liderar é o mesmo que chefiar? Claro que não. A sensibilidade do Líder permite estabelecer empatia com os membros do grupo, o que facilita seu trabalho de motivar, incentivar, ouvir e encontrar formas de colocar em ação as idéias que surgem. O Líder se destaca ainda pela capacidade de desenvolver os liderados, agindo como coach e obtendo assim respeito pelo grupo. Este Treinamento vai auxiliá-lo a melhor desenvolver suas técnicas e práticas em liderar pessoas.
Novas técnicas de Chefia e Liderança - Segundo o dicionário Aurélio, liderar quer dizer... “Dirigir na condição de líder...”, o mesmo Aurélio diz também que dirigir significa “dar direção, gerir, governar, direcionar, encaminhar...”. Entendemos aí que liderar significa (em termos empresariais) criar mecanismos e condições para que os liderados sigam um caminho pré-determinado na busca de um resultado, uma meta, ou um objetivo.
Em tese, todo chefe deveria dispor da condição de liderança, porém na prática, o que se observa é que existe um distanciamento desta junção de qualificações, o que faz com que nem todo chefe use racionalmente sua condição ou capacidade de liderar.
Logo, concluímos que a liderança é um dom presente em todos os seres humanos, o que é preciso é lapidá-lo para que o mesmo aflore e seja utilizado em toda a sua plenitude.
O curso passa todas as características que um chefe/líder deve apresentar para que consiga conduzir seu grupo ao objetivo final.
Objetivos
01
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Dar ao participante um conjunto de ferramentas de liderança e coordenação de equipes, totalmente voltado para a criatividade e a dinâmica participativa. Ensinar técnicas, métodos, e processos junto das equipes para provocar, ensinar e estimular seus membros numa atuação de quebra de paradigmas e de pensamento diferente.
02
03
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Discutir o papel do gestor de pessoas num ambiente empresarial marcado pela necessidade de desenvolver competências.
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Fortalecer as características essenciais de um líder como: planejamento, comunicação, relacionamento interpessoal, coaching e administração de conflitos, através do estímulo ao comportamento motivado dos liderados, favorecendo a performance da equipe.
04
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Refletir sobre a difícil arte de praticar feedback, percebendo o grupo e as diferenças individuais e utilizando a clareza e a assertividade no momento de passar e receber informações.
05
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Fornecer técnicas para identificar e adequar o estilo profissional aos diferentes níveis de maturidade da equipe, destacando a importância da clareza no estabelecimento de objetivos individuais e da equipe, evitando conflitos, desgastes e retrabalho.
06
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Conhecer o seu estilo de Liderança e aplicar o conceito de Liderança Situacional
07
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Fortalecer a compreensão dos conceitos apresentados através de simulação e estudo de casos.
Metodologia
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Aula expositiva do conteúdo teórico e prático e sua aplicabilidade no dia-a-dia usando a Andragogia, PNL-Programação Neurolingüística, Construtivismo, Análise Transacional e Psicologia Organizacional e Sistêmica com apresentação em multimídia, exposições teóricas sempre acompanhadas de debates e exposição participativa de conceitos, exercícios contextualizados, estudos de cases com participação efetiva do grupo, realização de vários exercícios e discussão visando ao aprimoramento dos participantes na sua habilidade de liderar.
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Exercícios e testes práticos auxiliarão os participantes na identificação de estilos de liderança.
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Dinâmicas de Grupo e Vivências transformadoras para promover a internalização dos conceitos adquiridos e colocar em prática.
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Discussão sobre o papel do Líder na construção do clima motivado, essencial ao desenvolvimento do espírito de equipe.
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Apresentação de vídeo instrucional será utilizada para apoiar a importância da liderança, feedback e as ações de reconhecimento.
• Módulos de 50m com intervalos de 10m com atividades de dispersão.
• Material de apoio desenvolvido no Modelo Platão
Público Alvo
Superintendentes, Gerentes, Coordenadores, - pessoas que se encontram em processo de evolução quanto às práticas de Coordenação e Liderança.
Material
1- Apresentação em PPT
2- Apostila
3- Dinâmicas de Grupo, Exercícios, Testes e VIVÊNCIAS
4- Certificados
5- Lista de Presença
6- Formulário de Avaliação de Reação
7- Jornal Mural para Divulgação
8- Enviar Artigos - Enviar semanalmente Artigos relacionados ao tema nas próximas semanas
R e c u r s o s
• Datashow
• Sala de Treinamento disposta em “U”
• Caixas acústicas ou aparelho de som
• Flip-Chart
L o c a l: Sala de Treinamento
D a t a: De acordo com a necessidade do Cliente
P e r í o d o: De acordo com a necessidade do Cliente
T e m p o: Aproximadamente 04h00 a 06h00 ou de acordo com a necessidade do Cliente
Duração
de 4 a 6 horas
Material de Apoio
Sim
Aplicação de Testes
Sim
In Company
Sim