Negociação
Briefing
Desenvolvendo Habilidades
A nova realidade de um mundo em transformação altera o equilíbrio entre as pessoas, grupos e organizações. Esta realidade aponta para relações de longo prazo associado à crescente interdependência, exigindo das partes disposição para correr riscos, e a tomada de decisões pressionadas pelo tempo.
Demonstrar interesse verdadeiro pela outra parte e construir processos participativos são básicos para obtenção dos melhores resultados quando a possibilidade de conflitos é latente. Nas situações de negociação, o ponto crítico é a habilidade em conviver construtivamente com a energia dos outros negociadores, aliando as habilidades em estabelecer estratégias de "longo prazo", em busca de acordos que possam ser suportados pelas partes. Participe deste Treinamento, construa parcerias e conquiste melhores resultados.
"Negociar é a arte de buscar acordos, na presença de interesses comuns e posições divergentes”.
Objetivos
01
• Reciclar as habilidades de relacionamento interpessoal e sua importância na obtenção de resultados e na negociação.
02
• Permitir aos participantes vivenciar as habilidades de negociação e percepção do interlocutor nos diferentes aspectos profissionais e pessoais.
03
• Sensibilizar para negociar com foco no cliente e nos resultados.
04
• Explorar e vivenciar variáveis técnicas, comportamentais e situacionais presentes em processos e contextos de negociação, facilitando percepções e feedbacks relevantes para desenvolvimento de atitudes, posturas e estratégias focadas em resultados.
05
• Discutir “caso de impacto” e refletir sobre as reações dos negociadores.
06
• Destacar as características do negociador eficaz, identificando as oportunidades de melhoria do negociador através de teste prático.
07
• Apresentar o novo enfoque do negociador - solucionador de problemas, e a importância da relação ganha x ganha no fortalecimento de parcerias (cliente x fornecedor intra e interdepartamentais).
08
• Destacar os aspectos relativos à motivação, confiança, assertividade e as bases do poder em negociação.
08
• Apresentar e praticar as etapas do processo de negociação, orientando sua aplicação na conquista de maior eficácia nos resultados selecionando as estratégias para superar objeções e trabalhando o poder da influência e da persuasão.
09
• Discutir as estratégias envolvendo práticas de concessão e administração de conflitos em processos de negociação.
10
• Realizar práticas simuladas de negociação com devolutivas e discussões pelo grupo e o Apresentador.
Metodologia
Aula expositiva do conteúdo teórico e prático e sua aplicabilidade no dia-a-dia usando a Andragogia, PNL-Programação Neurolingüística, Construtivismo, Análise Transacional e Psicologia Organizacional e Sistêmica com apresentação em multimídia, exposições teóricas sempre acompanhadas de debates e exposição participativa de conceitos, exercícios contextualizados, estudos de cases com participação efetiva do grupo, realização de vários exercícios.
Utilização de técnicas de dinâmicas de grupo e exercícios de aprendizagem vivenciada em oposição ao simples conhecimento/informação. A característica interativa do programa, permitirá discussões e análise de situações, ampliando percepções comungadas com os colegas do ambiente profissional visando ao aprimoramento dos participantes na sua habilidade de gerir pessoas.
Exercícios e testes práticos auxiliarão os participantes na identificação de estilos de liderança. Dinâmicas de Grupo e Vivências transformadoras para promover a internalização dos conceitos adquiridos e colocar em prática. Discussão sobre o papel do Líder na construção do clima motivado, essencial ao desenvolvimento do espírito de equipe. Apresentação de vídeo instrucional será utilizada para apoiar a importância das estratégias de negociação.
Totalmente participativa, com estudos de casos, provas situacionais, exibição de filmes e sínteses realizadas pela consultora para os participantes a incorporarem tais práticas no seu dia-a-dia e a partir de aí aprimorar sua performance.
• Módulos de 50m com intervalos de 10m com atividades de dispersão.
• Material de apoio desenvolvido no Modelo Platão:
Material
1- Apresentação em PPT
2- Apostila
3- Dinâmicas de Grupo, Exercícios, Testes e VIVÊNCIAS
4- Certificados
5- Lista de Presença
6- Formulário de Avaliação de Reação
7- Jornal Mural para Divulgação
8- Enviar Artigos - Enviar semanalmente Artigos relacionados ao tema nas próximas semanas
R e c u r s o s
• Datashow
• Sala de Treinamento disposta em “U”
• Caixas acústicas ou aparelho de som
• Flip-Chart
L o c a l: Sala de Treinamento
D a t a: De acordo com a necessidade do Cliente
P e r í o d o: De acordo com a necessidade do Cliente
T e m p o: Aproximadamente 04h00 a 06h00 ou de acordo com a necessidade do Cliente
Público Alvo
Superintendentes, Gerentes, Coordenadores, Analistas - profissionais das diversas áreas que necessitem desenvolver habilidades para a obtenção de melhores resultados nas negociações.
Duração
de 4 a 6 horas
Material de Apoio
Sim
Aplicação de Testes
Sim
In Company
Presencial ou Online